top of page

Conheça o produtor: Nata da Serra

A Fazenda Nata da Serra nasceu em 1988, quando foi adquirida pelo atual proprietário, o engenheiro agrônomo Ricardo José Schiavinato. Iniciou-se, assim, um longo e árduo trabalho, sendo que nessa propriedade de quase 100 ha não havia quase nada além de matas nativas, morros com solo degradado, várzeas alagadas e terras abandonadas.


Foram anos de investimentos, sendo que as primeiras atividades giravam em torno da criação de gado leiteiro. Mais tarde, em 1991, foi instalada uma mini-usina para pasteurização e empacotamento do leite. Nascia, então, o laticínio Nata da Serra. Nesse mesmo ano, os morros descobertos da fazenda foram reflorestados com nada menos que 50 mil pés de eucalipto que, mais tarde, se transformariam num belo bosque.

No ano de 1994 20 mil pés de café foram plantados, juntamente com a construção de 7 tanques (área total de 4 há) destinados a piscicultura.

Em 1996, necessitando agregar valor ao leite, iniciou-se a produção de iogurte, sendo que o mel agregado ao produto passa também a ser produzido na própria fazenda, logo no ano seguinte. Da consciência ecológica do proprietário e do sonho de se praticar agricultura sem agredir a natureza, a partir de 1997 começa o processo de conversão da propriedade para o cultivo orgânico. Os investimentos foram altos: construção de estufas, sistemas de irrigação e fertiirrigação e compra de implementos, tudo revestido da mais alta tecnologia. Mas os resultados foram satisfatórios - uma colheita de produtos ricos em nutrientes, sabor e isentos de adubos químicos e agrotóxicos. A criação de gado também foi convertida para o manejo orgânico.

Hoje, a Fazenda Nata da Serra é uma propriedade agroecológica, sendo que toda essa transformação é percebida claramente pelo ar puro que nela se respira e pela rica e diversificada fauna nela habitada. Muitas árvores foram plantadas e o ambiente árido do inicio se transformou em vida, cores, flores e pássaros. Tantos pássaros que nos obrigou a fazer um levantamento das espécies e incrementar nosso Turismo Rural com a atividade de observação de aves.


Além de comercializar seus produtos, a Fazenda Nata da Serra procura utilizar seu trabalho com

a agricultura orgânica para conscientizar as pessoas não só da importância de se consumir um alimento orgânico, mas também da necessidade vital de se preservar o meio ambiente e o ecossistema. Para isso, a propriedade desenvolveu, a partir de 2002, o turismo rural, onde os visitantes terão uma aula de educação ambiental através da agricultura ecológica. Junto ao turismo rural, ela oferece o turismo educativo, onde as escolas poderão desenvolver conteúdos e projetos associados às diversas disciplinas de seus planos de ensino.


A Fazenda Nata da Serra, hoje, é uma propriedade ecológica, sendo que todos os alimentos comercializados com a marca são garantidos pelas entidades certificadoras competentes como sendo originários de uma produção orgânica e ecológica. Cabe lembrar que nossas atividades pecuárias também estão dentro do manejo orgânico. Nossas vacas são tratadas somente com homeopatia e alimentação a pasto, com base no principio de que a qualidade do solo é o fator determinante para a saúde do animal e para a produção de um alimento equilibrado em nutrientes e com qualidade comprovada.


Se interessou? Pra saber mais sobre os produtos Nata da Serra, visite: www.natadaserra.com.br e venha à Feira do Parque da Água Branca - funcionamento todo sábado, domingo e terça.


116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page