top of page

Ingredientes Nativos do Brasil

Você já parou pra pensar de onde vem o que você consome no dia-a-dia? Mesmo se você prioriza comprar direto do produtor rural, muitas vezes os alimentos vieram de outro país e até mesmo outro continente!

Vários desses alimentos vindos de fora não vingam por aqui, então são importados (ou vingam, mas com uma certa dificuldade) e por isso são mais caros. Então aqui, como produtores orgânicos, trazemos um questionamento e, quem sabe, uma reflexão: você sabe de onde vem seu alimento?

Que tal buscarmos incluir mais alimentos nativos no nosso prato, valorizando nossas raízes e explorando diferentes sabores?

“O Brasil concentra cerca de 20% de todas as espécies encontradas no planeta e é considerado o principal país dentre os 17 de maior biodiversidade mundial”, conta a nutricionista Daniela Beltrame, coordenadora nacional do projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição (BFN).

O projeto BFN é uma iniciativa que visa promover o uso sustentável da terra e ampliar o consumo destes alimentos nativos. Para baixar o arquivo, acesse o link abaixo:


A mandioca é nativa, para nossa sorte!


Uma outra ferramenta que existe é o Biodiversidade&Nutrição, que nos permite conhecer a composição nutricional de alimentos bem como receitas de espécies nativas. Dê uma olhada no site e confira toda a nossa diversidade brasileira: https://ferramentas.sibbr.gov.br/ficha/bin/view/FN


O açaí a gente já conhece... Mas e o Juçaí? Vale a pena experimentar!



Vamos buscar por mais Frutas, Verduras e Legumes nativos de nossa terra Brasil. Vamos fortalecer e valorizar nossas raízes. Além destas duas referências, lá no nosso instagram temos bastante conteúdo pra gente entender melhor como é que funciona tudo isso. Bora lá?

Vamos juntos!

142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page