top of page
Image by Tommaso Urli

O que é a Agricultura Orgânica?

Agricultura Orgânica é um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos vivos para garantir a saúde dos seres humanos, razão pela qual usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade própria de cada contexto, mantendo a harmonia de todos esses elementos entre si e com os seres humanos.

Não utilizando agrotóxicos, preservamos a qualidade da água e não poluímos

o solo nem o lençol freático com substâncias químicas tóxicas. Por utilizar sistema de manejo mínimo do solo, asseguramos a estrutura e fertilidade dos solos evitando erosão e degradação, contribuindo para promover e restaurar

a rica biodiversidade local.

Por esse conjunto de fatores,

a agricultura orgânica viabiliza

a sustentabilidade da agricultura familiar e amplia a capacidade dos ecossistemas locais em prestar serviços ambientais a toda a comunidade do entorno, contribuindo com o meio ambiente. As práticas da agricultura orgânica, comprometidas com a sustentabilidade local e da espécie humana na terra, implicam em:

Image by sippakorn yamkasikorn

A minhocultura ou vermicompostagem é o processo de reciclagem de resíduos orgânicos por meio da criação de minhocas, sendo uma importante alternativa para resolver economicamente e ambientalmente os problemas dos dejetos orgânicos. O húmus de minhoca é um excelente fertilizante, capaz de melhorar atributos químicos (oferta, retenção e ciclagem de nutrientes), físicos (melhoria na estruturação e formação de agregados) e biológicos do solo (aumento da diversidade de organismos benéficos), podendo ser utilizado como matéria-prima para a obtenção de substratos.

Fonte: Embrapa

Fique atualizado sobre o Mundo dos Orgânicos

bottom of page